Caderno Digital de Laboratório

Orientações gerais sobre o Caderno Digital de Laboratório (CDL).

1 - O CDL é composto pelo conjunto das introduções aos experimentos (IEX) e dos relatos de experimentos (REX) enviados por meio do site da disciplina. Estas tarefas devem ser realizadas pelo Grupo para cada tema e submetida pelo site da disciplina.

2 - OS REX devem ser submetidos ao final do experimento ou em até 120 horas (5 dias) após a realização do experimento. As IEX devem ser submetidas para avaliação com antecedência mínima de 24 horas à realização do experimento. As IEX devem conter os fenômenos físicos pertinentes ao experimento e será computada como parte da nota associada à avaliação do CDL. Apenas um texto por grupo deve ser submetido. Atenção para os formatos aceitos e as nomenclaturas dos arquivos em cada página de submissão.

3 - Os REX devem conter um descritivo conciso dos cuidados experimentais, técnicas de coletas e análise de dados, gráficos, tabelas, desenhos, fotografias e demais recursos que os alunos julgarem necessários, bem como a física correlata aos experimento e análise. Equipamentos usados devem ser identificados. Esquemas de ligação, esquemas de montagem experimental devem ser ilustrados. A análise de dados mínima a ser apresentada é a proposta nos roteiros dos experimentos.

4 - Embora o envio dos REX seja uma tarefa em grupo, a nota individual de experimento (NIEX) é dada a cada estudante, em sala de aula, ao final das coletas e das análises de dados devidas. Não deixe a sala de aula sem apresentar seus dados e análises ao professor.

5 - É de responsabilidade do estudante apresentar seus dados e análises ao professor em todas as aulas para que seja registrada a sua NIEX bem como sua presença na disciplina.

6 - A falta do envio dos REX pelo Grupo dentro dos prazos estabelecidos acarreta em notas nulas puntuais e diminuição da nota final.

7 - O CDL será avaliado ao fim de cada bloco experimental, valendo um máximo de 10 pontos.